Vida de Artista – a arte de construir o espetáculo

Univvverrsso Gentileza – o mundo é redondo e o circo arredondado
11 de novembro de 2018
Núcleo de Criação e Casting
23 de novembro de 2018

O Espetáculo mostra o universo do artista circense que trabalha sempre para e por um momento, para servir de instrumento neste grande encontro que é o espetáculo.

Como inspiração, a diretora Alice Viveiros de Castro começou a conceber a ideia de “Vida de Artista” ao escutar pela primeira vez a música “Zé Tapera e Zé Fortuna”, do tradicional LP “Artista de Circo” de Tonico e Tinoco, composto e gravado especialmente para apresentações nos picadeiros brasileiros. Nos versos simples da música, Alice enxergou o hino dos artistas itinerantes.

Com as transformações e renovações que o circo tem vivido hoje, deixando de ser uma arte de família, e se consolidando em escolas de circo, qualquer um pode ser artistas circense. O circo se funde com linguagens artísticas, como a dança e teatro, e cria uma nova abordagem. E “Vida de Artista” é isso. É dar boas-vindas ao novo circo, de vanguarda e contemporâneo, apresentando todo o processo de montagem, a equipe e as especificidades da arte.

O principal objetivo deste espetáculo é brincar com a vida do artista de circo, essa gente estranha que se dedica a desafiar as leis da gravidade e que é apaixonada pela lona. Mostrar as mais variadas formas de expressão e como vivem o contorcionista, o palhaço, o trapezista, o acrobata entre outros profissionais do circo.

.

Direção: Alice Viveiros de Castro

Elenco: Bárbara Moura, Michele Murriêta, Nara Júlia, Alan Davi, Júlio César, Fausto Tenório, José Carlos (Tico), Rayanna Motta, Patrícia de Souza, Renata Lugão, Aline Figueiredo, Bruno Santos, Cristiano Prado, Djferson Mendes, Horácio Storani, Bianca Viteli e Matheus Mafra.

Ano de montagem: 2007