NOVAS MASCULINIDADES – formação de homens como sujeitos ativos nas relações sociais e intrafamiliares – de 17 de set a 24 de out

Refugiado do Congo participa das atividades do Circo Crescer e Viver
19 de julho de 2019
Médica da Família se voluntaria para o atendimento dos assistidos do Circo Crescer e Viver
1 de agosto de 2019

“Ele veste uma máscara e seu rosto se molda a ela…” – George Orwelllares

Ser homem pode – e deve – ser algo muito diferente disso. É um desafio que podemos e somos capaz de vencer.

Historicamente, a sociedade apresenta papeis específicos a homens e mulheres. Segundo a visão tradicional, os homens teriam que ser fortes, frios, firmes, provedores, bem-humorados. A eles cabe fazer sucesso no trabalho, no esporte e entre as mulheres. Essa expectativa é cultural, e está enraizada na sociedade brasileira. Construímos uma idéia que não dá chance aos homens de se sentirem seguros em sua masculinidade, tendo que constantemente afirmá-la, vivendo através de uma máscara emocional que os impede de expressar seus verdadeiros sentimentos.

O resultado dessa cobrança nem sempre é positivo. O que se tem visto são homens imersos em uma atmosfera de medos, traumas, inseguranças, raiva, ansiedade e, em alguns casos, hipocrisia. Até que ponto essa cobrança social têm deslocado os homens de seu equilíbrio interno? Que conseqüências emocionais isso trás para o dia a dia em termos de violência, ansiedade e depressão? Que tipo de relações são estabelecidas com base nesse aprisionamento em estereótipos de gênero?

O propósito desta formação é convidar homens a reconstruir a idéia do homem na sociedade contemporânea, de amadurecer o entendimento sobre masculinidade, e a partir desse entendimento mais amplo, o tornar sujeito ativo nas relações sociais e intrafamiliares. Homens dispostos a sair do silêncio da conformidade com o molde que lhe foi imposto. É criar uma cultura mais saudável sem frustrações e negações advindas do olhar tradicional a fim de reconstruir uma nova idéia de masculinidade. É desafiar os homens a demonstrarem as suas melhores partes e serem as melhores versões de si mesmos como homens e seres humanos.

Para isso, utilizamos metodologias contemporâneas, de eficácia reconhecida por indicadores, como o Círculo de Construção de Paz, a Justiça Restaurativa e a Comunicação Não Violenta.

A formação desevolvida pelo Instituto Shanti Brasil, compreende 12 Círculos Restaurativos, realizados entre os dias 17 de setembro e 24 de outubro de 2019, sempre as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Circo Crescer e Viver.

Clique aqui para visualizar o programa completo da formação

DE 17 DE SETEMBRO A 24 DE OUTURO
Terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30

Circo Crescer e Viver
Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova
(em frente a estação do metrô Praça Onze)

INSCRIÇÕES: R$ 648,00

20 vagas

Realização:

INSTITUTO SHANTI BRASIL

Parceria:

CIRCO CRESCER E VIVER