Dia Nacional do Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Você também é responsável!

Crescer e Viver recomenda: Descubra o que o carioca consome de arte e cultura!
5 de maio de 2016
Crescer e Viver recomenda: Multifoco Companhia de Teatro em temporada no Rio
5 de maio de 2016

18 de Maio é o Dia Nacional do Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Assunto de máxima importância que deve sempre ser colocado em pauta de discussão com equipes de trabalho voltadas à esta faixa etária, famílias e claro, com todas as pessoas! Estender a discussão para toda a sociedade pois, ainda hoje, é grande o número de crianças e adolescentes que passam por esta situação. Ao contrário do que se possa imaginar, infelizmente nem sempre a exploração sexual acontece apenas com pessoas estranhas, mas, muitas vezes, dentro do próprio lar ou espaços de convivência da criança e do adolescente. Às vezes é um padrasto, tio, primo, irmão, ou mesmo pai que abusa sexualmente ou explora a criança ou o adolescente nesse campo. Ainda que seja em sua maioria os homens os exploradores, há muitos casos de mulheres que exploram ou que são coniventes com seus parceiros e não denunciam nem colocam um basta nesse crime, que acontece em todas as camadas da sociedade. Existem casos também em que o medo fala mais alto e impede a denúncia. No Circo Crescer e Viver, quando se faz necessário, a equipe técnica social e a coordenação trabalham a questão com a criança ou adolescente e sua família, intervindo e levando ajuda para a solução do problema.

Se você tem ou sabe de algum caso em sua família ou entre conhecidos e quer denunciar, apresentamos algumas formas de fazê-lo:

Através do Disque 100, de qualquer parte do país, que é um número de serviço telefônico que recebe e encaminha e monitora denúncias de violação de Direitos Humanos. O Disque 100 funciona diariamente, das 8h às 22h, inclusive finais de semana e feriados. A partir da denúncia, a mesma é analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, segundo a competência e as atribuições específicas. Sempre é priorizado como primeira instância de atendimento os Conselhos Tutelares como porta de entrada na solução da violação de direitos de crianças e adolescentes. O sigilo de quem denuncia é assegurado. A discagem é direta e gratuita. Existem outros canais que podem ser acessados: email: disquedenuncia@sdh.gov.br. Para casos de pornografia na internet, através do Portal: http://www.disque100.gov.br. Para quem está fora do Brasil, poderá ligar para +55 61 3212.8400. O Disque 100 atua em 3 níveis: ouve, orienta e registra a denúncia; encaminha a denúncia para a rede de proteção e responsabilização; monitora as providências adotadas para informar a pessoa denunciante sobre o que ocorreu com a denúncia.

Fontes de Pesquisa: 

Cedeca Rio de Janeiro 

Unicef Brasil 

Cartilha elaborada pela equipe do Projeto Ação Educativa Contra a Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes em União da Vitória – PR 

Ministério Público do Estado do Paraná

Fundação Pró-Menino

SOS – Casas de Acolhida

Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre a Infância e Adolescência

Desaparecidos do Brasil

 

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Hope Serviços e apoio da ABC Trust, da Rise Up & Care e da Vertical Rigging Solutions.